EGIPCIO

EGIPCIO

domingo, 10 de outubro de 2010

BELÉM A METRÓPOLE DA AMAZÔNIA. ( A MAIOR CIDADE NA LINHA DO EQUADOR )

Editor: VANDERLAN NADER *NOTORIOUS MAGAZINE* EMAIL : vnader31@gmail.com





BELÉM, ou Belém do Pará, é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador, a segunda cidade mais populosa da região Norte e principal cidade da maior região metropolitana da Amazônia.Belém é a 10 Cidade Brasileira. Com população estimada em 1.450.700 (IBGE/2010), é conhecida como "Metrópole da Amazônia". Assemelhando-se a uma península, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conurbação com municípios próximos dando origem à Grande Belém, que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes. Belém possui o maior IDH entre as capitais nortistas.
Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os  nativos habitantes da região à época da fundação.

3 comentários:

carlinhossam disse...

dd

carlinhossam disse...

www

carlinhossam disse...

Belém é sim a Metrópole da Amazônia. Foi a primeira cidade a possuir bonde urbano, luz elétrica(a firma inglesa Pará-eletric) e até hoje o mais antigo cinema (Olímpia) em funcionamento. Quando Belém unir-se a Ananindeua(que tem um shopping que separa) estará entre as maiores capitais.