EGIPCIO

EGIPCIO

sábado, 30 de julho de 2011

CESAR CIELO BICAMPEÃO MUNDIAL EM XANGAI/ 2011.

Editor: VANDERLAN NADER *NOTORIOUS MAGAZINE* EMAIL : vnader31@gmail.com

Cesar Cielo é BICAMPEÃO mundial nos 50m 

O brasileiro Cesar Cielo mostrou que é mesmo o homem mais rápido da natação mundial. Neste sábado, ele conquistou o título mundial dos 50 livre no Mundial de esportes aquáticos em Xangai, ao vencer com oi tempo de 21s52. Desde a largada, Cielo mostrou autoridade e não teve sua vitória ameaçada. Foi o quarto título mundial de Cielo, que já havia sido campeão mundial em Xangai nos 50m borboleta, além de ter sido campeão mundial dos 50 e 100m em Roma.
Em segundo lugar, terminou o italiano Luca Dotto, com o tempo de 21s90, enquanto que na terceira posição terminou o francês Alain Bernard, com 21s902. O mais irônico é que tinha sido justamente Bernard o maior crítico da pena de advertência dada ao brasileiro, primeiro pela CBDA (Comfederação Brasileira de Esportes Aquáticos) e depois pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), em razão do caso de doping por furosemida que ocorreu no Troféu Maria Lenk, em maio.
Bruno Fratus, o outro brasileiro que disputou a prova e que havia feito o melhor tempoo nas semifinais, ficou na quinta posição, com 21s96.
O título de Cielo rendeu ao Brasil sua quarta medalha de ouro neste Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai. Antes, o próprio Cielo havia conquistado o título dos 50m borboleta; Felipe França foi campeão nos 50m peito; e Ana Marcela Cunha faturou o ouro nos 25km da maratona aquática.

Absolvido no caso de doping e dono de duas medalhas de ouro no Mundial, brasileiro revê a campanha em Xangai: ‘Foi mais difícil do que qualquer coisa’

Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Getty Images)
Superação, desafio, pressão. As três palavras acompanharam Cesar Cielo em cada braçada no Centro Esportivo Oriental, durante o Mundial de Xangai. Acostumado a se preocupar apenas em manter o posto de homem mais rápido do mundo nas piscinas, o campeão olímpico se viu às voltas com o julgamento por doping às vésperas da competição. Amargou o protesto público de rivais, colegas lhe virando a cara, e a pressão para mostrar, na água, que seguia no topo.
Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Getty Images)
Após conquistar seu segundo ouro, nos 50m livre, o brasileiro olhou para trás e avaliou tudo que passou ao longo do mês. Reconheceu que as duas medalhas de Xangai “têm peso maior que todas as outras” e classificou a batalha ao longo da semana como mais difícil do que qualquer coisa que já passou na vida. Lamentou as amizades perdidas, mas avisou que sabe separar o Cielo pessoa e o Cielo nadador. Este último continua sendo o mais rápido do planeta.
Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Getty Images)
Confira o que disse o bicampeão mundial após vencer a final dos 50m livre no sábado:
Críticas dos rivais
Não foi o cenário que eu imaginei. Como pessoa, posso dizer que fiquei um pouquinho chateado sim. Como nadador, não afeta. Não vim aqui fazer amigos. Vejo o meu indivíduo como duas imagens: o Cesar pessoa e o Cesar nadador. Como nadador, consegui separar muito bem todos os problemas que sempre tive na minha vida e chegar atrás da baliza para tirar o melhor. Mas como pessoa é difícil ver alguém que você conversava e de repente não quer nem te dar “oi”.
Desafio maior que uma final olímpica
Ninguém faz ideia do que passei. Ninguém tem noção da magnitude que foi isso aqui. Foi um desafio mais difícil que a final olímpica, mais difícil que qualquer coisa que passei na minha vida. Mais uma vez, consegui sair vitorioso. Mesmo com uma adversidade dessas, consegui passar por cima e tirar essas duas medalhas de ouro. Posso dizer que, com 24 anos, já passei por tudo que o esporte pode oferecer, já passei por todos os tipos de pressão, e isso só me dá mais confiança para continuar nadando.
Dunford protesta contra Cesar Cielo após os 50m
borboleta em Xangai  (Foto: agência AFP)
O maior orgulho
Esta semana foi um desafio nunca visto na natação do Brasil, talvez até na natação mundial. Foi uma semana de muita luta, de muita superação. Acho que é a primeira vez que eu olho para trás e tenho realmente orgulho de tudo o que passei, de tudo o que consegui superar. É lógico que houve alguns momentos de que tive orgulho, como a medalha de ouro olímpica, como o título mundial. Mas esta foi um orgulho de ter superado um negócio que nunca imaginei enfrentar.
Mais preparado
Mentalmente, foi um desafio que até me deu confiança para passar por cima disso. Agora que passou, e não tem mais como voltar atrás, tem que pegar os positivos de tudo isso. Eu me sinto um cara muito mais preparado, muito mais confiante do que antes. Não foi fácil estar atrás da baliza essa semana. Foi muito difícil e espero que isso sirva não só para natação, mas para qualquer pessoa que esteja acompanhando a minha carreira, acompanhando o esporte, para a vida de todos os brasileiros. Acho que a gente tem uma mentalidade, às vezes, de aceitar as coisas, abaixar a cabeça.
A campanha
O Brasil sai daqui com quatro medalhas de ouro, incluindo a da Ana Marcela. É uma campanha melhor que a de Roma. Eu, pessoalmente, queria muito vir para cá disputar as três medalhas. Consegui duas de ouro. Essas duas de ouro estão com um peso maior do que todas as outras que tenho na minha coleção.
Novos valores
Evoluí como atleta, já vinha um pouco mais forte do que era antes. Como pessoa, mudei a percepção dos valores. Hoje, dou valor para coisas diferentes de antes. É como se eu tivesse tido um ataque cardíaco. Acordei agora e tenho que aproveitar o que realmente é importante para mim na vida. A gente nunca sabe o que vai acontecer no dia seguinte.
Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Getty Images)
O ouro nos 50m livre
Seleção brasileira
Acho que a seleção inteira não vai ser mais a mesma. Todo o grupo do Brasil, hoje, é um grupo diferente. Eles conviveram o dia a dia comigo, viram que não foi fácil. Mas estou muito contente de olhar para os caras agora, e eles verem que ainda podem contar comigo. Mesmo na parte mais difícil de qualquer situação, vou representar o Brasil da melhor forma que puder.
Futuro
Foi uma experiência que, depois de tudo passar, posso dizer que adicionou muito. Deixou minha parte mental e minha parte como pessoa muito diferentes de como era antes. A partir de agora é olhar para as Olimpíadas, olhar para os Jogos Pan-Americanos, deixar tudo para trás, tirar só os ensinamentos e virar a página. Não quero mais falar sobre isso de jeito nenhum.
Rio-2016
Eu não pretendo parar antes de 2016 de jeito nenhum. Até os Jogos Olímpicos do Brasil, pretendo continuar fazendo o que venho fazendo. Foram quatro anos ganhando medalha de ouro nos Mundiais. Espero que a gente continue nessa sequência. Eu sei que ninguém ganha para sempre, mas ninguém passa pelo o que passei também. Então, vou usar isso como motivação para mim nos treinos.



Nenhum comentário: