EGIPCIO

EGIPCIO

domingo, 6 de junho de 2010

14- PARADA GAY DE SP. COM 3 MILHÕES DE PESSOAS.....

parada frio 2Apesar do tom político, a irreverência não fica de fo-
ra da festa que já faz parte do calendário oficial de
eventos de São Paulo. (Foto: Daigo Oliva/G1)

Editor: VANDERLAN NADER *NOTORIOUS MAGAZINE* EMAIL : vnader31@gmail.com

14ª Parada Gay de SP começa com tom político e vaias para a homofobia

Evento tem como tema 'Vote contra a homofobia, defenda a cidadania'.
Três milhões de pessoas são esperadas

A 14ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo teve início às12h55 deste domingo (6), assumindo um tom político. Os organizadores levam para a Avenida Paulista a reivindicação de que a luta contra a homofobia seja assumida pelos candidatos durante as eleições deste ano. A Parada teve início após a execução do Hino Nacional numa versão eletrônica, dando o clima da festa.

Os trios elétricos concentrados em frente ao Museu de Arte de São Paulo, o Masp, devem percorrer a Avenida Paulista até a Rua da Consolação. São esperadas cerca de 3 milhões de pessoas.
Na edição 2010, a Parada Gay tem como  tema “Vote contra a homofobia, defenda a cidadania”. Nos discursos antes do início do desfile dos trios elétricos, foram pedidas vaias para os políticos homofóbicos e a reivindicação dos direitos civis dos homossexuais.
"A gente conquistou o Dia Nacional Contra a Gomofobia. Essa não é uma conquista pequena, mas temos mais a conquistar. Vamos fazer uma festa linda, com muito beijo na boca", disse o ex Big Brother Jean Wyllys. A lei que institui o dia 17 de maio como Dia Nacional Contra a Homofobia foi assinada na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Queremos denunciar de onde vem o preconceito institucional e orientar a votar em candidatos tolerantes diversidade e comprometidos com os direitos humanos. Esse ano nós queremos preto no branco, não vamos tolerar mais candidatos que só prometem”, disse o presidente Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Alexandre Santos, durante a coletiva de imprensa sobre o evento, pela manhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Turismo
Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), a parada é o evento que mais atrai turistas para a capital paulista. Pelo menos 400 mil turistas vindos de todo o Brasil e do exterior lotaram hotéis da cidade. Pesquisa do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) indica que a festa irá gera à cidade uma receita de até R$ 200 milhões.
“O turismo GLS é um segmento que cresce no mundo todo e movimenta fortemente a economia dos destinos caracterizados pela diversidade, uma das facetas mais marcantes da capital paulista”,afirmou o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales.
Para atender os estrangeiros, a Polícia Militar contará com policiais bilíngues que, além de garantir a segurança, serão responsáveis por tirar dúvidas de quem não fala português. Identificados com bandeiras dos países no uniforme, eles desenvolverão conversação em italiano, japonês, espanhol, inglês, francês e alemão.
Estrutura e segurança
Quem se sentir mal durante a festa poderá facilmente ser atendido. Haverá quatro postos médicos no trajeto: no Masp; na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação; no recuo do Cemitério da Consolação; e na Rua Maria Antônia. Cerca de 900 banheiros químicos, sendo 70 deles para deficientes, estarão distribuídos em todo o percurso.
A segurança dos participantes estará nas mãos de 3 mil homens, entre guardas-civis (700), policiais militares (1.300) e vigilantes particulares (1 mil). Eles atuarão para evitar qualquer ação homofóbica ou violenta que possa a vir ser praticada por grupos de intolerância –como a que aconteceu no ano passado, quando um homossexual foi agredido e morto durante a parada.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) está monitorando pela internet possíveis ações que estejam sendo feitas em sites contra a Parada Gay. Na mira dos policiais civis estão os Carecas, White Powers e Skinheads, maiores gangues de cunho homofóbico.
Ainda há a preocupação com a presença de punks, tradicionais rivais destes três grupos.
Geralmente, as gangues se concentram na Paulista, Consolação, Rua Augusta e região dos Jardins. “Vamos ficar de olho em toda pessoa que for suspeita de integrar esses grupos de intolerância. Pessoas com coturno, cabeças raspadas”, afirma a delegada Margarette Barreto, titular da Decradi. A equipe conta ainda com um álbum e diversas fotos cadastradas de integrantes das gangues que já tiveram passagem pela polícia.
A própria organização da parada alerta para possíveis agressões e pede aos participantes que evitem ficar nas ruas ao término do evento. “Incentivamos as pessoas a irem para casas noturnas e bares”, afirmou o presidente da APOGLBT, Alexandre Santos.
Transporte
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá realizar um esquema especial de trânsito. A Paulista será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Peixoto Gomide entre as 10h e 11h30. A partir deste horário, a avenida será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre as ruas Peixoto Gomide e da Consolação.
A Consolação, por sua vez, será interditada a partir das 12h, em ambos os sentidos entre as avenidas Paulista e a Ipiranga; já a pista da esquerda, sentido Centro, será interditada entre as avenidas Ipiranga e São Luis.
A CET recomenda que o público utilize o transporte público para ir até a festa. No domingo, a companhia irá restringir o estacionamento de veículos nas ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antonio Carlos, Bela Cintra e na Alameda Santos.
06/06/2010 14h10 - Atualizado em 06/06/2010 15h08

Pirulito erótico de chocolate é vendido na Parada Gay de SP

pirulitoNo meio da multidão, onde pessoas distribuíam camisinhas e pirulitos na Parada Gay deste domingo (6), em São Paulo, o casal Daniel de Oliveira Azevedo, 32, e Sandra Rodrigues, 31, vendia o chocolate erótico. Azevedo disse que teve a ideia de fazer o doce para fazer uma brincadeira durante a festa na Avenida Paulista. E deu lucro. "Trouxemos 350 chocolates e já vendemos 250", afirmou Sandra, por volta das 13h30. A comerciante apostou que, depois de beber tanto álcool, os participantes da Parada optariam pela glicose do chocolate. "Tem um que vem até com recheio de licor". A 14ª edição da Parada Gay deve reunir 3 milhões de pessoas. (Foto: Carolina Iskandarian/G1)
 

Nenhum comentário: