EGIPCIO

EGIPCIO

sábado, 15 de maio de 2010

BOLLYWOOD: O SONHO DE ATRIZES BRASILEIRAS!!!

Editor: VANDERLAN NADER *NOTORIOUS MAGAZINE* EMAIL : vnader31@gmail.com

As brasileiras de Bollywood
A Índia foi invadida por atrizes e modelos brasileiras que começam a fazer carreira no cinema de Bollywood
Juliana Resende, de Londres
AFP
Daniela Lavender e Ben Kingsley
Taj

O ator britânico, descendente de indianos, e sua mulher, brasileira radicada em Londres, posam em frente ao Taj Mahal. Eles vão viver a história do imperador Shah Jahan e a primeira de suas muitas esposas
O caso de amor do Brasil com a Índia está longe de acabar com o fim da novela Caminho da Índias. A boa-nova é que o interesse dos brasileiros está sendo correspondido, apaixonadamente. Gisele Bündchen na capa da Vogue India, em outubro do ano passado, assinalou um fenômeno que já virou até tema de filme: a invasão de Bollywood por atrizes e modelos brasileiras. Na semana passada, foi exibida no Festival do Cinema Brasileiro de Paris a primeira coprodução indo-brasileira, O sonho bollywodiano (Bollywood dream) . O longa-metragem de ficção narra a experiência de três atrizes brasileiras que vão à Índia tentar fazer fama e fortuna em Bollywood.
“Por incrível que pareça, o filme é anterior a este boom”, diz a diretora Beatriz Seigner, de 25 anos. Ela é tão apaixonada pela Índia que morou no país por seis meses, em 2006. Foi nessa época que teve a ideia de fazer o filme, o segundo mais votado pelo público na 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2009. “As brasileiras são sensuais, dançam bem, usam biquíni e são um ingrediente estrangeiro nos filmes”, diz Beatriz. Para a diretora, filmar na Índia foi uma experiência “fascinante e difícil”. “Por eu ser mulher, tinha de falar com a equipe por meio de um homem e sentia que não me levavam a sério”, afirma.
As modelos convertidas em atrizes que mais fazem sucesso em Bollywood são Giselli Monteiro, Maria Gomez e Bruna Abdullah. Cada uma delas a sua maneira. Enquanto o rebolado de Bruna Abdullah, numa dança no filme Cash (Dinheiro) , a alçou ao status de celebridade em Bollywood, Giselli Monteiro conseguiu transcender a barreira da língua e está fazendo uma sólida carreira na Índia. “Vim primeiro com a intenção de trabalhar como modelo, pois em todos os outros países que havia visitado as pessoas sempre me perguntavam se era indiana”, diz. Nos primeiros 20 dias na Índia, ela conheceu Imtiaz Ali, que viria a ser o diretor de seu primeiro filme, Love aaj kal (Amor ontem e hoje) . “Depois que eu fiz o teste, ele disse que eu me encaixava perfeitamente no papel da típica indiana dos anos 60, para o qual ele havia procurado uma atriz no país inteiro”, diz Giselli, de 22 anos. “Não é uma tremenda ironia?” Depois dessa estreia bem-sucedida, outras oportunidades surgiram. A brasileira já acertou sua participação no próximo filme do diretor Ravi Chopra, Puraani jeans (Jeans surrados) , e se prepara para outros papéis. “Estou estudando híndi”, afirma Giselli. Ela acredita que portas se abrem para brasileiras pelo fato de a “fisionomia ser parecida com a das indianas” e pela união do “jeitinho brasileiro com o modo de ser indiano”. Para a modelo, adaptar-se é natural, mas difícil. “Amo os indianos. Posso dizer que achei uma família aqui”, diz. “Mas eles fazem uma comida muito apimentada, e com isso eu ainda não me acostumei.”
Marcos Luconi
Nataly Cabanas
O sonho bollywoodiano

Ela interpreta Sofia Campos, uma das três atrizes que se aventuram pelo cinema de Bollywood no filme da brasileira Beatriz Seigner. Foi o segundo filme mais votado pelo público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado
Bruna Abdullah, de 23 anos, também tinha como planos trabalhar como modelo e participar de reality shows na Índia. Agora, se divide entre campanhas publicitárias – o mercado indiano atende à demanda local e global – e um papel no filme I hate luv storys (Odeio histórias de amor) , do diretor indiano Karan Johar. Outra morena que está prosperando em Bollywood é Maria Gomez, de 22 anos, cuja semelhança com a mexicana e hollywoodiana Salma Hayek é constantemente apontada pela imprensa indiana, e constitui um diferencial a seu favor. Leena Yadav, diretora do filme Teen patti (o título se refere a um jogo de cartaz indiano), no qual Maria atuará, diz que a brasileira está sendo procurada para várias outras produções.
Teen patti terá sir Ben Kingsley no elenco. Será a estreia do ator britânico descendente de indianos em Bollywood. Adorado na Índia pela interpretação do líder pacifista Ghandi, pelo qual ganhou o Oscar em 1982, Kingsley se prepara para filmar na Índia o romance Taj, em referência ao palácio Taj Mahal. O projeto é de sua produtora, Lavender Films, que leva o sobrenome de sua mulher, a atriz brasileira radicada em Londres Daniela Lavender. Na produção britânica, Daniela, de 35 anos, fará a mulher do imperador indiano Shah Jahan (1628-1658), vivido por Kingsley. Jahan construiu o Taj Mahal para sua esposa mais amada, Mumtaz Mahal.
“Estivemos na Índia recentemente e é impressionante algumas semelhanças com o Brasil”, diz Daniela. “O povo indiano cultua a família e a alegria de viver. Eles têm uma atitude relaxada e positiva perante as adversidades de uma sociedade longe do ideal, assim como os brasileiros.” Ela mesma uma estrangeira, premiada no Reino Unido pela atuação no fime Emotional backgammon (Gamão emocional) , de 2003, Daniela diz que admira o triunfo das brasileiras na Índia. “Isso é resultado de trabalho duro”, afirma.
Se o mundo está descobrindo Bollywood, como acredita a diretora Beatriz Seigner, Bollywood está descobrindo o Brasil – e vice-versa. Para o expert e autor do blog cinemaindiano.blogspot.com, Ibirá Machado, o olhar dos produtores indianos está convergindo para o Brasil desde 2006, quando o longa-metragem Dhoom (Explosão) foi parcialmente filmado no Rio de Janeiro. “A indústria de cinema indiano quer novos rostos bonitos” – coisa que há de sobra no país de Juliana “Maya” Paes.

Inega Models
Giselli Monteiro
Love aaj kal, Puraani jeans, entre outros filmes
Depois de passar por vários países onde achavam que era indiana, a modelo brasileira decidiu tentar a sorte no país de Bollywood. Deu certo
Inega Models
Bruna Abdullah
I hate luv storys

O plano original era ir para a Índia trabalhar como modelo e participar de reality shows. Bruna ganhou um papel no filme do diretor Karan Joha



Nenhum comentário: